Início Contato Resenhas Parceiros

30 setembro 2013

Resenha: A menina que roubava livros

A Menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
N° págs. 494

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros. Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. 

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. 

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. 


E como foi a minha experiência com o livro...

Demorei um pouco para fazer essa resenha, mas o problema foi a falta de tempo mesmo e eu queria escrever sobre esse livro com calma, pois a obra merece toda a minha atenção.
Quando comecei a ler A menina que roubava livros, jamais imaginei me deparar com uma história tão fantástica quanto essa.

Liesel é uma personagem fabulosa, quero dizer, eu nunca sabia ao certo o que esperar dela e isso me agradou muito.

A história começa com a menina perdendo o irmão, e esse foi seu primeiro encontro com a morte. Liesel ainda encontrou a morte mais duas vezes e um dia a morte encontrou seu diário e começa a narrar a história da menina para nós.

Eu gostei muito da narrativa, pois não é como se a morte simplesmente se pusesse a ler o diário da menina, ela o lê, interpreta e tem seu próprio jeito de contar os fatos.

Através de sua narrativa, vamos conhecer a dura infância de Liesel nos subúrbios da Alemanha nazista.

A menina foi entregue a pais adotivos, pois a mãe, por motivos que vocês só vão entender depois de ler o livro, não podia mais cuidar dela.

A princípio eu pensei que ela fosse ser maltratada na nova casa, mas ao contrário, apesar de não ter uma vida de molezas, ela foi muito bem recebida, principalmente pelo pai adotivo.

Entre os dois cresceu um amor muito lindo e eu me emocionava várias vezes com as passagens dos dois. Também conhecemos o Rudy, um menino de personalidade forte e que se transforma no melhor amigo de Liesel.

Os dois passam por muitas aventuras juntos naquela infância marcada e perturbada pela guerra.
Eu fiquei tensa em muitos momentos, pois quando o assunto é guerra, ninguém está a salvo.

Achei graça e fique muito aflita em várias passagens do livro, pois o autor às vezes dava a entender que algo terrível iria acontecer, mas que no fim, não era tão terrível assim.

Não se enganem, estamos falando sobre uma história que se passa na segunda guerra mundial, uma menina que encontrou a morte três vezes, uma sociedade pobre em meio a guerra, a idolatria por Hitler, ódio ao judeus, fome...

Apesar de ser uma história triste, o autor a escreveu de forma delicada, o livro é muito gostoso de ler e eu não consegui parar até terminar.

Sobre o nome do livro, ela era a menina que roubava livros literalmente, mesmo antes de aprender a ler Liesel já roubava livros e achava em cada um de seus furtos um fascínio diferente.
Então sim, eu recomendo essa leitura para todas as idades, todos os gostos, pois quem tem amor pela leitura deve desfrutar de uma leitura tão fabulosa quanto essa.

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Já vi falarem desse livro inúmeras vezes, mas não tinha ideia de que iria ficar com tanta vontade de ler também. Pelo jeito tem vários elementos que gosto... tudo relativo a guerra me faz querer saber mais. E encontrar um livro que encaixe uma história dessas neste contexto histórico parece excelente. Vou ler com certeza!
    Beijos!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gosto muito de ler sobre esse tema Nanda.
      Se vc ler esse livro não vai se arrepender.
      bjs

      Excluir
  2. *-* Li esse livro há alguns anos e estou com muita vontade de reler, é uma leitura fabulosa mesmo!
    Concordo com tudo o que você disse! haha

    Beijo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o tipo de livro que vale mesmo a pena ser relido *-*
      bjs

      Excluir
  3. Olá!
    Acho que sou a única pessoa que vai falar isso..Um tempo atrás eu comecei a ler ele, só que parei no meio, eu não estava entendo muito sabe? E não me deu aquela vontade de ler, ai eu parei. Ler por obrigação é muito ruim, não estava sendo prazerosa. Mais vou ler ele , está na lista.

    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane... Alguns livros são assim mesmo, a maioria gosta e a gente não rs
      acontece kkkk
      bjs

      Excluir
  4. A-P-A-I-X-O-N-A-D-A por esse livro!
    Sem noção, foi o que me fez chorar, rir, suspirar e ficar viciada em livros!
    Beijinhos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro, já sabia muito sobre o livro, mas sempre me fascino mais quando ouço alguém falar do mesmo. É isso. Até mais, ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia... eu passei ele na frente de vários livros que estão na fila e não me arrependi rs
      bjs

      Excluir
  6. Eu li quando tinha 12 anos e, acho pelo menos, que não entendi a mensagem... Pois quando eu li eu não gostei. Eu quero reler agora mais velha e entender realmente o livro. Talvez eu me surpreenda!
    Beijos querida!
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol às vezes a percepção do livro muda com a idade mesmo rs... tente dar essa segunda chance ;)
      bjs

      Excluir
  7. Faz tempo que estou para ler esse livro e sempre acabo adiando.
    Gostei da sua resenha e agora que vai sair o filme acho que vou ler logo.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/ ( Se puder, segue lá)

    ResponderExcluir
  8. Ouaaaaaaaal Mari.
    Já estou com vontade de ler o livro, depois dessa resenha ainda...
    Bom eu tava super empolgado pra comprar, até que uma amiga leu e me contou todo o final. Agora confesso que desanimei um pouco.
    Mas prometo que antes da estréia no cinema, vou estar lendo hahaha!

    Adorei o blog, seguindo \o/
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh às vezes spoiler atrapalha tanto :(
      mas se puder leia mesmo assim pq vale a pena.
      bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler, tenho que confessar que este livro não me chamava atenção- até agora.
    Já estou te seguindo.
    Beijos
    http://luninhacat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de vc ter gostado :)
      Eu demorei muito tempo tb pra pegar esse livro para ler e acabei me arrependendo de não ter lido antes.
      bjs

      Excluir
  10. Olá,
    Sempre tive uma certa curiosidade de ler esse livro, mas nunca tive uma oportunidade, agora que falta pouco para o filme estrear, eu vou enfim ter uma oportunidade de conhecer seu enredo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li e me apaixonei pela história, acho que foi o melhor livro que eu já li!
    No final eu quase chorei! haha
    Seguindo o blog!
    beijiin's

    my-nails-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha... Queria muito ler esse livro, e agora então hahaha...

    Indiquei um selinho pra você lá no meu blog... Espero que goste...

    XOXO
    http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/10/selinho-este-blog-merece-um-beijo.html

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Estou com esse livro aqui comigo para ler, mas ainda não criei coragem pra lê-lo. Minha irmã leu e disse que é maravilhoso, e mesmo depois de tantas pessoas me dizerem que o livro é ótimo, ainda não consigo começar a ler...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hey flor!

    Já li muitas resenhas e escutei muitas opiniões sobre o livro, e a cada uma delas me convenço mais de que é uma obra imperdível. Com esse post não foi diferente, dá vontade de sair correndo pra livraria ou biblioteca e pegar pra ler! Mas tô com tantas leituras a serem realizadas :/ só tenho uma certeza: antes do filme eu leio! Hehe

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi querida... Vou te falar que eu comecei a ler esse livro e desisti.... foi o único livro que não consegui ler inteiro... Mas gostei de sua resenha e da forma que vc descreveu a personagem principal, porque eu sempre digo que sou feliz por ter nascido após toda aquela guerra e aqui no Brasil, porque na Alemanha a coisa era complicada mesmo e muito sofrida... nem gosto de lembrar alguns estudo que tive dessa época... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Suas impressões, críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Mas se você for comentar nessa postagem apenas para pedir uma visita, sugiro que pense bem antes de fazer isso. Esse tipo de comportamento me deixa irritável e seu comentário será excluído.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Letras da Nana - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Teixeira.
Tecnologia do Blogger.