Início Contato Resenhas Parceiros

07 agosto 2013

A Esperança - Suzanne Collins

Mais uma vez... Eu preciso avisar a quem ainda não leu Jogos Vorazes e Em Chamas que não continue lendo essa resenhas, pois darei spoilers dos dois primeiros livros da triologia.

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de páginas: 424
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. 
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 


Eu confesso que achei o início de A Esperança um pouco parado, mas de qualquer forma eu não conseguia parar de ler o livro, literalmente.
Eu li ele num espaço de mais ou menos 20 horas, só parei para tomar banho, comer e tirar um cochilo quando meus olhos começaram a arder. Foi um fim de semana bem tenso aquele.

Você começa a ler esse livro com o nível de curiosidade a nível mega, ultra, master.
Quando termina o Em Chamas e o Gale nos diz que o distrito 12 já não existe mais, bom é como se uma bomba explodisse em sua cabeça.

Eu ainda estava um pouco em choque com o que tinha acontecido no livro anterior e novamente, perdidamente apaixonada pelo Peeta.

As páginas de A Esperança se passavam na minha frente como se fossem realmente meu último fio de esperança. Eu ficava lendo loucamente para descobrir o que tinha acontecido com o Peeta e com as pessoas do distrito 12.

O que foi muito interessante pra mim nesse livro, foi conhecer o modo de vida do distrito 13. Foi como se todo um universo novo se desenrolasse na minha frente.
Também achei legal o Gale, ele se saiu um cara muito mais maduro e sensato do que eu poderia ter pensado dele, mesmo eu torcendo pela Kat e o Peeta, eu me peguei em alguns momentos torcendo pelo Gale.
Achei fantástico as cenas de ação desse livro, e a grande maioria envolviam o Gale, ele se saiu um rebelde de primeira e teve momentos realmente emocionantes.
Não vou falar muito mais sobre ele para não dar spoiler...


A Prim e a mãe, que eu nunca lembro o nome, também tiveram bons momentos nesse livro. Achei que a Prim ganhou um espaço maior e foi legal conhecer um pouco mais sobre elas.

A Kat, como sempre, divou em vários momentos e me fez chorar... mas isso é absolutamente esperado vindo de mim.

O foco desse livro foi de fato a guerra. Capital x Distritos.
Como toda guerra, ambos os lados sofreram perdas materiais, pessoais e emocionais. Eu comecei até mesmo a gostar de algumas pessoas da capital e perceber que eles eram tão vítimas quanto o pessoal dos distritos, mas é lógico que o sofrimento deles não era nada comparado com a galera que era obrigada a participar dos jogos vorazes.

Acho que isso é tudo que eu consigo dizer sem dar spoilers.
Vou sentir uma saudade absurda dessa triologia, de suspirar com as frases lindas do Peeta, de chorar com o sofrimento dos personagens, de torcer pelos nossos mocinhos, de ter nojo do presidente e todas as coisas que envolvem esses livros.




Que nada!!!!!
Eu não posso terminar essa resenha sem dizer que o final é surpreendente, é mesmo gente, eu fiquei de boca aberta.

E também preciso dizer que o Peeta passou por maus bocados, sofreu, foi torturado entre outras coisas, mas mesmo com tudo o que aconteceu ele ainda conseguiu ser um príncipe. 
Esse livro tem tudo para agradar a todos, tem a guerra para quem gosta mais de ação e tem o romance que é para vomitar milhões de arco íris.


Que a sorte esteja sempre com vocês!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas impressões, críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Mas se você for comentar nessa postagem apenas para pedir uma visita, sugiro que pense bem antes de fazer isso. Esse tipo de comportamento me deixa irritável e seu comentário será excluído.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Letras da Nana - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Teixeira.
Tecnologia do Blogger.