Início Contato Resenhas Parceiros

07 agosto 2013

A Esperança - Suzanne Collins

Mais uma vez... Eu preciso avisar a quem ainda não leu Jogos Vorazes e Em Chamas que não continue lendo essa resenhas, pois darei spoilers dos dois primeiros livros da triologia.

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de páginas: 424
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. 
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 


Eu confesso que achei o início de A Esperança um pouco parado, mas de qualquer forma eu não conseguia parar de ler o livro, literalmente.
Eu li ele num espaço de mais ou menos 20 horas, só parei para tomar banho, comer e tirar um cochilo quando meus olhos começaram a arder. Foi um fim de semana bem tenso aquele.

Você começa a ler esse livro com o nível de curiosidade a nível mega, ultra, master.
Quando termina o Em Chamas e o Gale nos diz que o distrito 12 já não existe mais, bom é como se uma bomba explodisse em sua cabeça.

Eu ainda estava um pouco em choque com o que tinha acontecido no livro anterior e novamente, perdidamente apaixonada pelo Peeta.

As páginas de A Esperança se passavam na minha frente como se fossem realmente meu último fio de esperança. Eu ficava lendo loucamente para descobrir o que tinha acontecido com o Peeta e com as pessoas do distrito 12.

O que foi muito interessante pra mim nesse livro, foi conhecer o modo de vida do distrito 13. Foi como se todo um universo novo se desenrolasse na minha frente.
Também achei legal o Gale, ele se saiu um cara muito mais maduro e sensato do que eu poderia ter pensado dele, mesmo eu torcendo pela Kat e o Peeta, eu me peguei em alguns momentos torcendo pelo Gale.
Achei fantástico as cenas de ação desse livro, e a grande maioria envolviam o Gale, ele se saiu um rebelde de primeira e teve momentos realmente emocionantes.
Não vou falar muito mais sobre ele para não dar spoiler...


A Prim e a mãe, que eu nunca lembro o nome, também tiveram bons momentos nesse livro. Achei que a Prim ganhou um espaço maior e foi legal conhecer um pouco mais sobre elas.

A Kat, como sempre, divou em vários momentos e me fez chorar... mas isso é absolutamente esperado vindo de mim.

O foco desse livro foi de fato a guerra. Capital x Distritos.
Como toda guerra, ambos os lados sofreram perdas materiais, pessoais e emocionais. Eu comecei até mesmo a gostar de algumas pessoas da capital e perceber que eles eram tão vítimas quanto o pessoal dos distritos, mas é lógico que o sofrimento deles não era nada comparado com a galera que era obrigada a participar dos jogos vorazes.

Acho que isso é tudo que eu consigo dizer sem dar spoilers.
Vou sentir uma saudade absurda dessa triologia, de suspirar com as frases lindas do Peeta, de chorar com o sofrimento dos personagens, de torcer pelos nossos mocinhos, de ter nojo do presidente e todas as coisas que envolvem esses livros.




Que nada!!!!!
Eu não posso terminar essa resenha sem dizer que o final é surpreendente, é mesmo gente, eu fiquei de boca aberta.

E também preciso dizer que o Peeta passou por maus bocados, sofreu, foi torturado entre outras coisas, mas mesmo com tudo o que aconteceu ele ainda conseguiu ser um príncipe. 
Esse livro tem tudo para agradar a todos, tem a guerra para quem gosta mais de ação e tem o romance que é para vomitar milhões de arco íris.


Que a sorte esteja sempre com vocês!

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir por e-mail

© Letras da Nana - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Teixeira.
Tecnologia do Blogger.