Início Contato Resenhas Parceiros

28 outubro 2013

Resenha: Os Homens que não amavam as Mulheres - Stieg Larsson



Autor: Stieg Larsson
Editora: Compahia das Letras
N° pág.: 522

Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.



Esta obra prima é o primeiro livro da triologia Millennium.


Mikael Blomkvist é jornalista e um dos donos da revista Millennium. A história começa com ele sofrendo um processo por difamação contra um grande empresário.

Mikael perde o processo e tem que pagar uma quantia indecente ao empresário que ele supostamente difamou além de ter que cumprir pena na prisão por três meses.

Porém, esse período que ele terá de ficar recluso ainda não foi estabelecido e nesse meio tempo, Mikael recebe uma proposta muito tentadora.

Um outro empresário, um homem idoso e já aposentado, pede para Mikael investigar um assassinato ocorrido na família Vanger a quase quarenta anos atrás.

Vendo-se obrigado a se afastar da revista para preservar os interesses da mesma, Mikael aceita o desafio e topa morar durante um ano no interior da Suécia, onde irá remexer no passado da família Vanger e descobrir seus mais profundos segredos.

O que ele não sabe, é que antes de ser contratado por Henrik Vanger, o empresário tomou o cuidado de fazer uma investigação minuciosa sobre a vida de Mikael.

Para isso, Henrik contou com os serviços de uma jovem, Lisbeth Salender.
Lisbeth tem seus próprios problemas e a história dela irá correr paralelamente a de Mikael até o momento em que seus caminhos irão se cruzar.

Alguns fatos sobre Lisbeth
Seu passado é um mistério
Ela resolve seus problemas sozinha
Seu estilo de vida, assim como suas roupas, são alternativas
Ela é capaz de descobrir seus mais profundos segredos com um computador
Eu não cruzaria seu caminho se pudesse evitar

A história se passa na Suécia. O autor faz uma crítica forte a política do país e foi incrível a forma como ele nos leva a conhecer suas peculiaridades.

Li algumas resenhas que diziam que em alguns momentos a história fica monótona, mas que vale a pena continuar a leitura.

Na minha opinião... Em nenhum momento eu desanimei com esse livro, demorei um pouco para ler, mas foi por falta de tempo mesmo.


Um aviso importante
Se você tem estômago fraco, se prepare bem antes de ler esse livro


Mikael e Salender desenterram uma história realmente bizarra sobre a família Vanger, além de a própria história da Salender ser algo realmente perturbador.

Indico esse livro para maiores de idade. É uma ótima leitura e me fez refletir bastante.

Existem dois filmes inspirados no livro. Um deles, o mais antigo, eu não sei a origem, mas é a versão que eu mais gosto e é bem fiel ao livro.




O outro é uma versão Hollywoodiana que ficou bem legal também.



Eu ainda vou gravar uma vídeo resenha desse livro, mas estou tendo um probleminha com a câmera e por isso não estou postando vídeos desde a semana passada, mas logo eu resolvo essa pendenga J


Beijokas da Nana

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir por e-mail

© Letras da Nana - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Teixeira.
Tecnologia do Blogger.